ALCANET    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU

14 novembro 2006

Operação de Resgate



A equipa que está tentar resgatar o corpo do alpinista Bruno Carvalho, que há uma semana morreu após atingir o cume do Shisha Pangma (Himalaias), está com dificuldades devido às condições climatéricas, disse à Lusa fonte governamental.

Na quinta-feira passada fonte do gabinete do secretário de Estado anunciava que duas equipas de alpinistas chineses já tinham iniciado uma operação de resgate, advertindo que a ascensão até ao local onde Bruno Carvalho está sepultado demoraria sete dias.
Passados esses sete dias, o secretário de Estado das Comunidades disse à Lusa que a operação está a ter «algumas dificuldades no terreno devido ao mau tempo».
Em declarações ao jornal 24horas, o pai de Bruno Carvalho afirmou que os alpinistas chineses já chegaram ao local onde está o filho, mas tiveram de recuar até aos 5 mil metros, devido ao mau tempo.

Recorde-se que não é possível utilizar meios aéreos, pois os helictópteros apenas podem operar até aos cinco mil metros e a localização do corpo situa-se a muito maior altitude.
O Millenium BCP, que patrocinou a expedição liderada pelo alpinista João Garcia, disponibilizou-se para apoiar qualquer iniciativa de resgate do corpo do alpinista Bruno Carvalho.

Entretanto, continuam desaparecidos há 10 dias, nas montanhas dos Himalaias, quatro alpinistas franceses.